Cargo: Professora de Fundamentação Teórica (Titular)
Projetos de Pesquisa:
-O NOVO CRISTIANISMO CONSERVADOR E AS PRÁTICAS LEGISLATIVAS
Esta etapa da pesquisa, que começou com a observação e análise da participação católica e evangélica nas eleições municipais de 2012 e gerais de 2014, se interessa pelas iniciativas desses grupos no sentido de fazerem aprovar para toda a sociedade brasileira legislação impositiva de preceitos morais religiosos que lhes são próprios. No caso dos católicos a pesquisa dá prosseguimento à observação e análise da formação e socialização dos jovens no âmbito das comunidades carismáticas de aliança e de vida. Já no caso dos evangélicos o estudo inicia em 2015 o acompanhamento da ação parlamentar de deputados federais, deputados estaduais e vereadores nas Comissões Legislativas de Direitos Humanos. Entre as perspectivas metodológicas e técnicas utilizadas para a produção de dados estão os jornais, entrevistas, sites oficiais e redes sociais (youtube, twitter e facebook). Merece especial destaque a construção de argumentos que, conforme se entende, apoiam sua validade na lógica combinação de simbolismos e crenças religiosas como imperativos jurídicos a serem sancionados pela ação parlamentar.
-O NOVO CRISTIANISMO CONSERVADOR, A POLÍTICA E A CIDADE
No Brasil da última década a afirmação de que ?O Estado é laico mas não é ateu? (Em Fortaleza a expressão foi usada por militantes religiosos em vários eventos durante a campanha eleitoral de 2012) tem servido como justificativa para as tentativas cada vez mais explicitamente organizadas no sentido de trazer à agenda pública as discussões sobre a pertinência do reconhecimento de preceitos religiosos pelos cidadãos, pelos gestores político-administrativos e pelo Poder Judiciário nas decisões que dizem respeito a temas de natureza civil. Os grupos religiosos, principais responsáveis por tais práticas, fazem exigências, ameaçam e montam verdadeiras estratégias de participação eleitoral. Já são muitos e variados os fatos que, com características particulares e com maior ou menor ênfase conforme os Estados e Regiões do país parecem apontar uma retomada de discussões datadas e de situações mal ou não resolvidas no tocante ao lugar ocupado pela religião na República brasileira. A presença pública da religião neste país tem colocado, desde a separação oficial entre Igreja e Estado, instigantes desafios à análise também das práticas de convivência dos diferentes credos e de exercício da tolerância face aos diferentes. E a centralidade do catolicismo, modelo em referência ao qual foram institucionalizadas aquelas práticas, permanece tornando vãos os esforços de compreensão que a ignoram. A perspectiva histórica indica que a ambiguidade dos discursos e das práticas da hierarquia católica e dos governantes do Brasil republicano marcam o laicismo brasileiro. A pesquisa privilegia o segmento católico - particularmente o catolicismo carismático - e explora diferentes dimensões desse fenômeno em âmbito local e nacional.
-POR UMA CARTOGRAFIA DA FÉ: OS USOS RELIGIOSOS DA CIDADE
O pressuposto que orienta a investigação mais ampla, sobre a presença pública do catolicismo republicano no Brasil - pesquisa já registrada junto ao CNPq e essa PRPPG - na qual se insere esta proposta, é o de que estamos diante de um processo de transformação na divisão do trabalho religioso em meio católico e consequentemente de mudança na forma pela qual a religião "aparece" no espaço público das cidades. Os elementos para compreensão desse processo devem ser buscados dentro e fora da área de influência da instituição. Além de uma maior autonomia conquistada pelo segmento laico em meio católico, outro elemento é determinante para entender as transformações da presença religiosa no espaço urbano, qual seja o crescente pluralismo religioso e as estratégias de busca de visibilidade implementadas de modo cada vez mais eficaz pelas diversas denominações em concorrência. É possível, acredita-se, acompanhar essas transformações através das novas marcas deixadas no espaço urbano pelos grupos religiosos. Eles contribuírem para o traçado de uma "cartografia da fé" através da instituição de cultos, de devoções, de formas de vivência e de publicização das respectivas tradições de fé, assim como das manifestações artísticas e da ação educacional e política a que dão lugar. As características e implicações sociais dessa cartografia do espaço urbano de Fortaleza são o interesse dessa fase da pesquisa.
Projetos de Extensão:
Áreas de Interesse: Religião e política
Religião e mídia
Religião e arte
Imaginários sociais
Apropriação cultural
Disciplinas:
Total de Créditos
Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte (ICA)
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